quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Veritate

verdade
ver.da.de
sf (lat veritate) 1 Aquilo que é ou existe iniludivelmente. 2 Conformidade das coisas com o conceito que a mente forma delas. 3 Concepção clara de uma realidade. 4 Realidade, exatidão. 5 Sinceridade, boa-fé. 6 Princípio certo e verdadeiro; axioma. 7 Juízo ou proposição que não se pode negar racionalmente. 8 Conformidade do que se diz com o que se sente ou se pensa. 9 Máxima, sentença. 10 Cópia ou imitação fiel. 11 Representação fiel de alguma coisa existente na natureza. 12 Caráter próprio. Antôn (acepção 8): mentira.

A verdade nunca pode ser camuflada, não existe meia-verdade... Meia verdade é uma mentira inteira. Verdade é sempre límpida e não dói... Isso não é verdade, as vezes dói sim, mas não é pior do que a dor de se descobrir uma mentira, ou descobrir uma verdade camuflada. Antes a mentira explícita do que a verdade encoberta...

Porque estou falando sobre verdade num blog chamado simulacro? Sei lá... Além da vontade de atualizar, me veio isso a mente... o que é a verdade?
Será que tudo o que cremos é verdade? Tudo o que acreditamos é verdade? O amor, a amizade, Deus, o diabo, o mundo, as pessoas, a vida em outros planetas... O que é a verdade afinal? É algo unânime? E quem não acredita nessas verdades?

Perguntas demais... respostas de menos... E a vida segue seu rumo... Mas...
A vida é de verdade?

Nenhum comentário: